domingo, 27 de outubro de 2024

O Tempo

 


Sobre aproveitar o tempo

Saudações de Sêneca a Lucílio.

1. Continue a agir assim, meu querido Lucílio: liberte-se por conta própria; poupe e aproveite seu tempo, que até recentemente tem sido retirado a força de você ou furtado ou simplesmente escapado de suas mãos. Faça-se acreditar na verdade de minhas palavras: que certos momentos são arrancados de nós, que alguns são removidos suavemente e que outros fogem além de nosso alcance. O tipo mais desgraçado de perda, no entanto, é aquele devido ao descuido. Ademais, se você prestar atenção ao problema, você verá que a maior parte de nossa vida passa enquanto estamos fazendo coisas desagradáveis, uma boa parte enquanto não estamos fazendo nada e tudo isso enquanto estamos fazendo o que não deveríamos fazer.

2. Qual homem você pode me mostrar que coloca algum valor em seu tempo, que dá o devido valor a cada dia, que entende que está morrendo diariamente?  Pois estamos equivocados quando pensamos que a morte é coisa do futuro; a maior parte da morte já passou. Quaisquer anos atrás de nós já estão nas mãos da morte. Portanto, Lucílio, faça como você me escreve que você está fazendo: mantenha cada hora ao seu alcance. Agarre a tarefa de hoje e você não precisará depender tanto do amanhã. Enquanto estamos postergando, a vida corre.

3. Nada, Lucílio, é nosso, exceto o tempo. A natureza nos deu o privilégio desta única coisa, tão fugaz e escorregadia que qualquer um pode esbulhar tal posse. Que tolos esses mortais são! Eles permitem que as coisas mais baratas e inúteis, que podem ser facilmente substituídas, sejam contabilizadas depois de terem sido adquiridas; mas nunca se consideram em dívida quando recebem parte dessa preciosa mercadoria, o tempo! E, no entanto, o tempo é o único empréstimo que nem o mais agradecido destinatário pode pagar.

4. Você pode desejar saber como eu, que prego a você, estou praticando. Confesso francamente: meu saldo em conta corrente é como o esperado de alguém generoso mas cuidadoso. Não posso vangloriar-me de não desperdiçar nada, mas pelo menos posso lhe dizer o que estou desperdiçando, a causa e a maneira de desperdício; posso lhe dar as razões pelas quais sou um homem pobre. Minha situação, no entanto, é a mesma de muitos que são reduzidos a miséria sem culpa própria: todos os perdoam, mas ninguém vem em seu socorro.

5. Qual é o estado das coisas, então? É isto: eu não considero um homem como pobre, se o pouco que lhe resta o é suficiente. Contudo, aconselho-o a preservar o que é realmente seu; e nunca é cedo demais para começar. Pois, como acreditavam os nossos antepassados, é demasiado tarde para gastarmos quando chegarmos à raspa do tacho. Daquilo que permanece no fundo, a quantidade é pouca e a qualidade é vil. Mantenha-se Forte. Mantenha-se Bem.


Texto retirado do livro Confissões de Santo Agostinho


Epístolas de Sêneca é uma coleção de 124 cartas escritas por Sêneca no final da sua vida. São endereçadas a Lucílio, o então Governador Romano da Sicília, conhecido apenas pelos escritos de Sêneca.




domingo, 6 de outubro de 2024

Battered Fish

 

Origem em 1992, Aspley, Queensland, Australia

Banda
Caleb James - Vocal e guitarra
Jeremy Bennett - Baixo
Matthew Gray  - Bateria

Discografia

Álbuns

(1994) Lure
01) False Security
02) Zebra
03) Hope Is Gone
04) Jessica
05) Tower
06) Me & Ghengis
07) Broken
08) Heaven
09) It Ain't Over
10) Keep on Running


(1998) Modern
 01) Wish
02) Set-Up
03) New Tragedy
04) Chaos Of Youth
05) The Taste
06) Sometimes
07) Rise
08) Real
09) Knees
10) Amazing Light
11) To the Reverend Love
12) Bruised

EP´s

(1993) Bent
01) My Umbrella
02) Oath Of Silence
03) The Source
04) My Shoulder
05) I Don't Care

(1996) Megawhat?
 01) The Source
02) During One Thursday Intrusion
03) Ten Foot Pole
04) Forty-Four
05) Window
06) Bus
07) Fearless

(1998) Set-up
 01) Set-Up
02) Highway
03) Frequency
04) Daisy
05) Highway (versão alternativa) 
 





quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Com quem andas?

 


Por meio da fé, Enoque foi arrebatado, de forma que não experimentou a morte; e "já não foi encontrado, porquanto Deus o havia arrebatado", visto que, antes de ser arrebatado, havia recebido o testemunho de que tinha agradado a Deus.
Hebreus 11:5

"Diga-me com quem andas e direi quem tu és". Esse ditado popular nos mostra como as companhias nos influenciam. Ele normalmente é usado em casos de más companhias, mas a vida de Enoque nos mostra que também é válido com boas companhias.

Enoque andou com Deus e foi moldado pela companhia do Senhor. Andar com Deus o transformou por completo: seu caráter, sua fé e suas palavras foram todas influenciadas por Deus.


Autor - Enoque Vieira de Santana