quarta-feira, 23 de setembro de 2020

John Wycliffe - A Estrela da Manhã

 



Wycliffe viveu no século 14 à era medieval e a igreja dominava com mão de ferro reis e o povo que não tinha acesso a Bíblia e com isto não se tinha como debater suas decisões. Entretanto Deus coloca um incomodo no coração de John Wycliffe professor da universidade de Oxford na Inglaterra, padre e escritor e com este dom da escrita começou a lutar contra o poder e riqueza da Igreja que sugava tudo o que podia do povo com as compras de indulgências (perdão) pelos pecados, contra palavras pregadas erroneamente sem nenhuma base bíblica ditas por clérigos que ocupavam seus cargos conquistados por meios políticos e não por serem tementes a Deus, era contra as posses da igreja 1/3 da terra na Inglaterra pertencia à instituição, insistia em seus escritos para que a Palavra de Deus tivesse maior autoridade do que a igreja.

Suas teses eram consideradas heresias e a igreja buscava constantemente silenciá-lo e pedia que ele se retratasse, mas Wycliffe tinha o apoio do rei. Entretanto a igreja conseguiu o que almejava quando a revolta camponesa eclodiu contra as autoridades que os oprimiam a culpa por tal ato caiu sobre os escritos de Wycliffe que sempre foi a favor do povo, por causa destes incidentes não pode mais dar aulas e com isto seus escritos foram paralisados.

Mas não tem como se parar um coração fervoroso guiado por Deus, e a partir de então se dedicou a traduzir a Bíblia para língua inglesa com o intuito que todos tivessem acesso as Escrituras.

Sua luta era para que a igreja tivesse mais devoção, fé e serviço ao invés de poder, riqueza e ganância.


Filme de 1984
Duração 75 minutos
Produzido por Gateway Films





terça-feira, 22 de setembro de 2020

Parábola do Bambu

 


Jesus usou muitas vezes de parábolas para ensinar seus discípulos e orienta-los como deveriam se comportar nas mais variadas situações. Este livro usa do mesmo método para direcionar-nos nos diversos aspectos da vida cristã e a verdades básicas para um caminhar maduro e firme. Ao olhar para o bambu e ao estudá-lo o autor descobre as qualidades desta criação de Deus que servem de parâmetro para que consigamos resistir à tempestade sem se quebrar, por exemplo; cada característica é abordada, a importância das raízes, dos gomos que ele possui, o local onde geralmente ele cresce, as formas como eles se juntam, as diversas finalidades que ele pode ser usado.

 Um olhar profundo em todas estas características do bambu, se forem aplicadas em nossas vidas com certeza nos levará a um caminhar saudável e de grandes experiências com o Criador.


Autor - Hernandes Dias Lopes
Ano - 2017
Páginas - 96
Editora - United Press






quarta-feira, 16 de setembro de 2020

EDL - Every Day Life

 

Origem em 1992, Long Beach, California, USA

Banda
Tedd Cookerly - Vocal
Carl Weaver - Guitarra
Eric Wilkins - Bateria
Jason Bowen – Baixo
Scott Silleta - DJ
 
Ex – integrantes
Jensen Tripp - Baixo
The Nayt - Guitarra
Oxx - Baixo
Jeff Elbel - Baixo
Jim Rupe - Baixo
Shawn Pawling - Guitarra
Evan - Guitarra

Discografia

1996 – Disgruntled
01) Bystander
02) E Colli
03) Cry of the Lame
04) Look
05) Whitey on the Moon
06) One's Own Self
07) Residence
08) Perseverance
09) Dis
10) Love Lies

1997 - American Standard
01) American Standard
02) Pushing
03) Salt Circles
04) Deprived
05) Birthright
06) Touched
07) Stalemate
08) Ten Little Indians
09) Transcend
10) Log Off
11) Closure
12) Residence
13) Tempest
14) Electric Starter

1999 - Moment Of Clarity
01) Let It Ride
02) Endurance
03) Never Fails
04) Sunshine (I Promise You)
05) Incline
06) Big Casino
07) The Choice Is Yours
08) Represent
09) Relocate
10) Adieu
11) Wrecking Ball
12) Endurance (Remix)
13) Time to Change

2001 - Every Day Life
01) Every Day Life
02) Stop
03) Jetstream
04) Embers
05) Count It
06) Breathing
07) Rock *NRoll Machine
08) Something
09) In This 2 Win This
10) Turnstile
11) A Minute of Your Time
12) Earshot
13) Tomorrow


Facebook
 








quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Entrevista de Will Kumakura no site Deus no gibi

 Entrevista feita por Fernando Passarelli do Site Deusnogibi

No universo de conteúdo que a internet oferece, principalmente pelas redes sociais, é uma alegria sem fim quando aparece um projeto de qualidade e original. O trabalho desenvolvido pelo Vestigia é assim. E, por esse motivo, tem merecidamente alcançado visibilidade, dentro e fora do meio cristão. As tiras e HQs no estilo mangá são desenvolvidas, com capricho, pelo casal Will e Júlia Kumakura. Os dois se conheceram na faculdade de Design Gráfico, onde começaram a namorar. O Will está por trás do desenhos e do roteiro. A Júlia, da arte finalização, da revisão e também dos roteiros. E fruto dessa união já abençoa a vida de muita gente. O Will conversou com o Deus no Gibi sobre o Vestigia e o projeto de um mangá cristão totalmente feito no Brasil, que acabou de ser lançado.


DEUS NO GIBI - Como surgiu o Vestigia HQ e essa ideia de produzir quadrinhos cristãos no estilo mangá?

WILL KUMAKURA - Eu sempre amei ler quadrinhos, principalmente mangás. Quando me converti, e comecei entender o que era uma vida cristã, procurei por esse tipo de material e vi que é muito escasso. Senti vontade de iniciar um projeto desse tipo e então passei a ideia para Júlia, que também sempre sonhou com algo do tipo, e então começamos. O próprio Jesus usava parábolas, que eram uma forma de ilustrar algo de difícil compreensão, e nosso projeto segue essa mesma linha! Nosso objetivo desde o início é apenas um; levar Jesus e a Palavra de Deus às pessoas!




DEUS NO GIBI - Como conseguem conciliar a rotina da vida com a produção de conteúdo para o site?

 WILL KUMAKURA - Essa é a parte mais complicada. Somos casados, trabalhamos, congregamos em uma igreja batista local, e temos os afazeres do dia a dia, então o tempo restante para investir em conteúdo é bem pequeno. Porém, amamos fazer, e isso nos dá forças para utilizar o tempo livre para esse fim. Oramos também diariamente para que, se for da vontade de Deus, Ele nos capacite a continuar o projeto - e cremos que até o momento ele tem permitido!
Nosso sonho é um dia poder trabalhar integralmente com os mangás.

 


DEUS NO GIBI - Quando surge algum filme novo de heróis, logo surge uma ilustração do Vestigia sobre o tema. Como o público recebe isso?

 WILL KUMAKURA - O pessoal gosta bastante! Imagino que não só a gente, mas todos que conhecem a Bíblia, ao assistir um filme ou algo do tipo vai relacionar certas situações com a Palavra de Deus. Então, tudo que fazemos é passar esse sentimento para uma ilustração. Era natural assistir um filme de herói, ter ideias e criar uma tirinha com isso. Mas no momento sentimos que esse tipo de conteúdo ficou meio defasado, acabou ficando "forçado" para nós, então faremos somente se realmente for interessante.





DEUS NO GIBI - Nos comentários de algumas postagens do Vestigia, no Facebook, dá pra perceber o entusiasmo - e até o espanto - de algumas pessoas, por encontrar mangás cristãos. Existe muito mercado para as HQs de conteúdo religioso, nesse estilo?

 WILL KUMAKURA - Acredito que esse tipo de material cristão é pouco divulgado e não muito conhecido. Eu mesmo acho difícil encontrar algo do tipo. Outra questão é a qualidade. Muitas vezes até encontramos, mas a qualidade de algo cristão, como roteiro, traços etc, é muito inferior, o que é muito triste. Por isso, tentamos nos dedicar nessa questão e melhorar cada vez mais. Acreditamos que os cristãos têm potencial para fazer muito melhor.



DEUS NO GIBI - Como está o projeto de produção de um mangá cristão totalmente nacional, anunciado pelo Vestigia? 

WILL KUMAKURA - Estamos a todo vapor! No momento o capítulo 1 está sendo finalizado, já passamos da metade. Estamos fazendo totalmente a mão, sem auxílio nenhum de softwares, a não ser para os textos. Creio que em breve colocaremos em nossa página, e se houver aceitação do público, daremos continuidade nos próximos capítulos até fecharmos um volume, e então publicaremos a edição física.





 DEUS NO GIBI - Qual a HQ que mais teve repercussão no site? 

WILL KUMAKURA - Acredito que foi uma que fizemos esse ano, na páscoa, da vitória de Cristo sobre a morte. O alcance, somente no Facebook, em nossa página, ultrapassou 1 milhão de pessoas. E ficamos contentes com isso, pois dessa forma conseguimos espalhar um trecho da palavra de Deus. Recebemos muitas mensagens legais, inclusive de pessoas não-cristãs.





DEUS NO GIBI - Um dos projetos lançados pelo site foi a produção de uma arte, para decorar uma sala de aula de uma igreja do município de Cascavel, no Paraná - a "armadura de Cristo", estilizada como um Cavaleiro do Zodíaco. Qual a reação dos alunos daquela igreja? 

WILL KUMAKURA - Recebemos mensagem da missionária dizendo que as crianças amaram! Imagino que é verdade, porque quando criança eu me encantava com esse tipo de coisa! A ilustração tem um poder muito grande no aprendizado e no entendimento



DEUS NO GIBI - Que conselhos dão para os jovens artistas cristãos que querem seguir carreira e produzir quadrinhos on line? 

WILL KUMAKURA - Gostaria de deixar uma listinha, de alguns conselhos e dicas que aprendemos nos últimos anos: 

1) Acredito que o mais importante é colocar diante de Deus seus projetos e sonhos; creio que Ele é quem irá realizar e concretizar, se for de Sua vontade.

2) Nunca desistam, pois não é fácil; exige tempo, dedicação e persistência. Hoje pode dar errado e não ter repercussão, mas amanhã é um novo dia.

3) Sempre façam um trabalho com todo capricho. Afinal, se estamos fazendo para Deus, não dá pra fazer de forma relaxada.

4) Estude a Bíblia. Para criar material cristão, é necessário conhecer sobre o que você está falando. Tente sempre cobrir todas as brechas, para que não saia nada de errado.

5) Tenham a mente preparada e firme, pois o público, apesar de tudo, critica muito e causa intrigas por conta de doutrinas e coisas do tipo.

6) Se você ama desenhar, simplesmente faça! Para mim, desenhar é algo que traz prazer e satisfação, alegria e emoção. Não deixe seu talento morrer, invista nele.

7) "Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte." - Salmos 47:7. Louve a Deus com sua arte, ela tem o poder de inspirar e tocar pessoas!

8) Seja humilde, aprenda com seus erros e ouça todas as pessoas, até as que não querem claramente ajudar, porque podem, de alguma forma, ensinar algo.













segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Fhop Music - Ruja o leão

 



Artista - Fhop Music
Música - Ruja o leão
Compositora - Talita Cantanzaro





Vida após a morte

 




No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês. O primeiro pergunta ao outro:

 – Você acredita na vida após o nascimento?

 – Certamente. Algo tem de haver após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.

 – Bobagem, não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?

 – Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.

 – Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu digo somente uma coisa: A vida após o nascimento está excluída. O cordão umbilical é muito curto.

 – Na verdade, certamente há algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.

 – Mas ninguém nunca voltou de lá, depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida. E afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.

 – Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.

 – Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?

 – Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.

 – Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que não existe nenhuma.

 – Bem, mas às vezes quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando, ou sente, como ela afaga nosso mundo. Saiba, eu penso que só então a vida real nos espera e agora apenas estamos nos preparando para ela.

 

Autor Desconhecido