"Diga a eles: ‘Assim diz o Senhor. " ‘Quando os
homens caem, não se levantam mais? Quando alguém se desvia do caminho, não
retorna a ele?
Por que será, então, que este povo se desviou? Por que
Jerusalém persiste em desviar-se? Eles apegam-se ao engano e recusam-se a
voltar.
Eu ouvi com atenção, mas eles não dizem o que é certo.
Ninguém se arrepende de sua maldade e diz: "O que foi que eu fiz? "
Cada um se desvia e segue seu próprio curso, como um cavalo que se lança com
ímpeto na batalha.
Até a cegonha no céu conhece as estações que lhe estão
determinadas, e a pomba, a andorinha e o tordo observam a época de sua migração.
Mas o meu povo não conhece as exigências do Senhor.
" ‘Como vocês podem dizer "Somos sábios, pois
temos a lei do Senhor", quando na verdade a pena mentirosa dos escribas a
transformou em mentira?
Os sábios serão envergonhados; ficarão amedrontados e serão
pegos na armadilha. Visto que rejeitaram a palavra do Senhor, que sabedoria é
essa que eles têm?
Jeremias 8:4-9
Você acabou de ler um trecho da Bíblia. Seria um hábito seu ou foi só ocasional? Seja como for, o que você fará com o que leu? Existem várias maneiras de lidar com o que a Bíblia diz. Uma delas é simplesmente passar por cima e esquecer tudo no momento seguinte. Pode-se também achar a leitura muito interessante e lembrar dela como lembramos de um romance ou filme, por exemplo. Ou ainda procurar extrair alguma lição do que se leu. Entretanto, o propósito da Bíblia vai mais longe - o objetivo é que coloquemos em prática aquilo que ela nos ensina.
É nesse ponto, porém que começam os problemas.
Muitas vezes, as instruções que recebemos ali são bastante incômodas - requerem atitudes que mexem com nosso orgulho e nossos desejos, passam pela humilhação diante de Deus - e então tentamos fugir delas.
Na verdade isso é tolice, porque o resultado da sujeição ao que Deus quer é uma vida nova em paz com ele e sob sua orientação, mas... parece muito mais fácil achar algum jeitinho de contornar a questão. O versículo 8 do texto descreve isso. Toma-se a palavra de Deus e, em vez de colocá-la em prática, tenta-se entendê-la de outra forma: escrevem-se comentários, fazem-se ressalvas, dá-se o dito por não dito e acaba-se concluindo algo bem diferente do sentido original.
Geralmente aquilo soa então muito sábio e piedoso, mas na verdade só reduz as lições de vida dadas por Deus a fórmulas externas bonitas, mas vazias.
Os dois Ps - a Palavra e a Prática - precisam andar juntos e em harmonia. Qualquer outra coisa é perda de tempo ou algo pior.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.
2 Timóteo 3:16
O versículo em destaque acima mostra a que se destina a Palavra de Deus. Para que ela cumpra seu propósito e seja proveitosa para nós, é preciso permitir que ela faça em nós - ponto por ponto - tudo aquilo que se diz ali e seguir o que recomenda o versículo abaixo. Vale a pena!
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Tiago 1:22
Autor
Roland Korber
Nenhum comentário:
Postar um comentário