Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos.
Provérbios 15:30
Tive um professor que gostava de contar a história de dois amigos conversando a respeito de uma caçada que fariam.
Diziam o seguinte:
- O que você faria se uma onça aparecesse?
- Ora, dava um tiro nela.
- Mas se não tivesse nenhuma arma?
- Então eu usaria meu facão.
- E se estivesse sem facão?
-Subiria na árvore mais próxima!
- E se não tivesse nenhuma árvore?
- Sairia correndo.
- E se você estivesse paralisado?
Então o outro retruca:
- Mas você é meu amigo ou amigo da onça?
Realmente parece que muitas vezes temos a tendência de ser amigos da onça. Dificultamos os relacionamentos. No lugar de uma palavra de incentivo, temos uma palavra de pessimista engatilhada.
É mais simples fazer alguém desistir de uma tarefa do que se dispor a ajudá-lo. É mais fácil empurrar alguém montanha abaixo do que subir a montanha ao seu lado, enfrentando junto com ele os perigos e o cansaço. Parece mais fácil discordar do que pensar concordemente.
É preciso demonstrar amor ao próximo. Podemos fazer isso com um olhar animador e palavras de incentivo. Devemos interceder por nossos amigos na hora da dificuldade e nos aproximar mais quando alguém está em dificuldade.
Não devemos fazer amizade interesseira. Nossa intenção deve ser sempre ajudar, e não ganhar algo. É necessário muito cuidado para não exagerar na liberdade que temos com alguém que é nosso amigo, abusando de "brincadeiras" e palavras ofensivas. Podemos demorar muito tempo para conquistar uma amizade e perdê-la em poucos minutos. Nossa língua pode causar discussões e, como consequência, estragar a amizade.
Na vida temos um grande amigo, que é Deus. Ele é aquele que sempre estará conosco, mesmo se todos outros amigos nos abandonarem. Com Deus podemos aprender como ser verdadeiros amigos.
Cultivar a amizade é uma atitude de quem deseja colher o amor.
Autor
Hebert dos Santos Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário