segunda-feira, 18 de março de 2024

Convite

 


Conversão
 
"Voltem, filhos rebeldes! Pois eu sou o senhor de vocês", declara o Senhor. "
Jeremias 3:14 

Nesta leitura bíblica, Deus fala com seu povo. Mas o que seria esse “povo de Deus”

É um grupo de pessoas que Deus escolheu, chamou e qualificou para serem seus representantes junto à humanidade. Em particular trata-se dos israelitas, mas desde a vinda de Jesus ao mundo o povo de deus passou a ser a igreja dele, da qual também fazem parte pessoas não-israelitas. 

Hoje Deus convida qualquer pessoa que queira participar desse povo. Esse ingresso no povo de Deus chama-se “conversão’. Ela acontece quando a pessoa reconhece que levar a vida sem a direção do Criador é jogá-la fora – por isso, pede a Deus que restaure a comunhão com ele. 

Como o resultado disso será uma vida totalmente nova, a conversão também é chamada de “novo nascimento”, e Jesus enfatizou a necessidade disso para ganharmos uma vida verdadeira. 
Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". (João 3:3) 

A Bíblia muitas vezes compara o relacionamento entre Deus e seu povo com um casamento: Deus é o marido, o povo é a esposa, e Deus muitas vezes se queixa da infidelidade dessa esposa, entretanto oferece a reconciliação a essa “esposa” infiel e insiste que ela retorne. 

Na verdade, Deus queria que toda a humanidade fosse o seu povo, mas todos nós nos comportamos como ovelhas tolas de um rebanho, que fogem por aí e se perdem. Por isso Deus enviou Jesus que, ao morrer na cruz, assumiu a nossa morte e, ao ressuscitar, pôs aquela nova vida à nossa disposição. “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós”. (Isaías 53:6) 

Agiu assim como o “bom pastor” que resgata suas ovelhas perdidas. 
"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?” (Lucas 15:4). 
Entretanto, Jesus lamenta que, apesar de todo o seu esforço, esse seu povo infiel simplesmente não quer retornar a ele. 
 "Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram”. (Mateus 23:37). 

Não sei qual é a sua posição: dentro ou fora do povo de Deus; mas o convite para retornar a ele e permanecer com ele está de pé.

 

Cabe a você dar uma resposta!

 

Conversão não “é só para quem pode” – é para todo aquele que quer e a busca em Jesus.


Autor

Roland Korber







Nenhum comentário:

Postar um comentário