Nesta leitura bíblica, Deus fala com seu povo. Mas o que seria esse “povo de Deus”?
É um grupo de pessoas que Deus escolheu, chamou e qualificou para serem seus representantes junto à humanidade. Em particular trata-se dos israelitas, mas desde a vinda de Jesus ao mundo o povo de deus passou a ser a igreja dele, da qual também fazem parte pessoas não-israelitas.
Hoje Deus convida qualquer pessoa que queira participar desse povo. Esse ingresso no povo de Deus chama-se “conversão’. Ela acontece quando a pessoa reconhece que levar a vida sem a direção do Criador é jogá-la fora – por isso, pede a Deus que restaure a comunhão com ele.
A Bíblia muitas vezes compara o relacionamento entre Deus e seu povo com um casamento: Deus é o marido, o povo é a esposa, e Deus muitas vezes se queixa da infidelidade dessa esposa, entretanto oferece a reconciliação a essa “esposa” infiel e insiste que ela retorne.
Na verdade, Deus queria que toda a humanidade fosse o seu povo, mas todos nós nos comportamos como ovelhas tolas de um rebanho, que fogem por aí e se perdem. Por isso Deus enviou Jesus que, ao morrer na cruz, assumiu a nossa morte e, ao ressuscitar, pôs aquela nova vida à nossa disposição. “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós”. (Isaías 53:6)
Não sei qual é a sua posição: dentro ou fora do povo de Deus; mas o convite para retornar a ele e permanecer com ele está de pé.
Cabe a você dar uma resposta!
Conversão não “é só para quem pode” – é para todo aquele que quer e a busca em Jesus.
Autor
Roland Korber
Nenhum comentário:
Postar um comentário