sábado, 24 de agosto de 2024

Passado, base do hoje

 



E se o Senhor não estivesse ao nosso lado? Que todo o Israel diga:

E se o Senhor não estivesse ao nosso lado quando os inimigos nos atacaram?

Eles nos teriam engolido vivos com sua ira ardente contra nós.

As águas nos teriam encoberto, a correnteza nos teria afogado.

Sim, as águas violentas de sua fúria nos teriam afogado.

Louvado seja o Senhor, que não permitiu que nos despedaçassem com seus dentes!

Escapamos como um pássaro que foge da armadilha do caçador; a armadilha se quebrou, e estamos livres!

Nosso socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Salmo 124:1-8

 

O salmo 124 relata grandes feitos de Deus no passado. É fácil esquecer as experiências passadas, e isso nos leva a temores e angústia inúteis e injustificadas.

A base do nosso hoje deve ser a confiança no mesmo Deus que esteve conosco no passado, está conosco hoje e estará no futuro.

Quando nossa fé age hoje, ela nos beneficiará no futuro porque poderemos lançar mão da experiência para nos fortalecer. A fé cristã é uma prática continua. Crer é estar crendo. No passado, a vitória veio porque eu estava crendo, vem hoje porque estou crendo e virá no futuro se eu estiver crendo.

 Ao que parece, o salmo trata do episódio em que o povo de Israel foi libertado da servidão no Egito. Naquela ocasião, Israel não tinha preparo para a guerra. Estava sem armas, sem treinamento militar, com mulheres e crianças indefesas. O cântico tem a autoria de Davi, que deve ter-se lembrado de seu pai repetindo antigas histórias e descrevendo o estado de espírito daquela multidão.

 Podemos conferir essa história em Êxodo 14. Ali, o povo aterrorizado clamou ao Senhor, e descobriu que ele estava no controle de tudo. Deu ordens a Moisés, o líder do povo, para que marchassem, e surpreendentemente ainda instigou os egípcios à perseguição. Deus tem o controle de tudo e usa até seus inimigos a favor do seu plano! No final, os egípcios foram derrotados e Israel, o povo de Deus, ganhou a liberdade.

 Davi termina lembrando de algo que devíamos lembrar também: tudo que acontece conosco envolve o nome do Senhor, e ele zela pelo seu nome. Ao cuidar de nós, Deus está cuidando da sua honra. Se hoje você está passando por alguma aflição, seria importante lembrar que, apesar de tudo, Deus preservou você até aqui. Ele também está presente agora e assim continuará no futuro.

 

Se cuidou de você até agora, por que duvidar do futuro?

 

 

Autor

Manoel de Jesus



Nenhum comentário:

Postar um comentário