sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Direitos

 


A cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. 
Efésios capítulo 4, versículo7.

Seguidamente quando vou a algum estabelecimento comercial percebo que há um exemplar do Código de Defesa do Consumidor - um bom instrumento para sanar quaisquer dúvidas que possam ocorrer na relação entre quem compra e quem vende ou produz. Cada vez mais as pessoas querem conhecer e fazer valer os seus direitos. Temos deveres a cumprir, mas como é bom sabermos que também termos direitos, não é?

Diante de Deus, infelizmente, muitos fazem cobranças: "Eu sou uma boa pessoa: não mato nem roubo, eu sirvo a Deus! Compareço à igreja todas as semanas! Leio a Bíblia todos os dias! Eu tenho direitos diante de Deus! Ele tem que me ajudar e recompensar!"

Isso não é pronunciado em voz alta, mas soa em nosso interior.

Existem exemplos de pessoas que passaram por várias dificuldades que, conforme sabemos, resultavam de um má conduta que teve suas consequências. Mas, e quando esse não é o caso? O que pensar quando a pessoa fez o que era certo e agradava a Deus, servindo a Ele durante toda a sua vida e tem, por exemplo, uma doença terminal? Temos um exemplo bem claro em Jó: ele agia corretamente, mas Deus permitiu que passasse por dificuldades extremas. Era resultado de pecado (aquilo que desagrada a Deus)? Não. Era consequência de algo de errado que Jó tenha feito? Não. Foi um teste permitido por Deus, que depois restaurou a vida de seu servo.

É difícil passar pelas dificuldades e pensar que Deus tem um propósito com elas, pois muitas vezes pensamos que o nosso direito seria tal e tal benefício. Nós não temos direito a nada diante de Deus! Tudo é de graça! Nós merecíamos a morte, mas se vivemos com Cristo recebemos a vida eterna - um presente que só temos de aceitar. A reação natural diante das dificuldades é reclamar, mas é nessas horas que deveríamos exercer nosso direito de permanecer calados - até para que possamos ouvir a voz divina!

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes (Agostinho).


Autora 
Greyce Karoline Hepfner Scholz




Nenhum comentário:

Postar um comentário