sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Balanço




 Daniel 5:18 ao 31

18 Ó rei, o Deus Altíssimo deu o reino ao seu pai, o rei Nabucodonosor, e lhe deu também poder, glória e majestade.
19 O poder que Deus lhe deu era tão grande, que todos os povos do mundo tremiam de medo na presença dele. Se ele queria, matava uma pessoa; ou, se queria, deixava que vivesse. Elevava uns e rebaixava outros.
20 Mas ele ficou tão vaidoso, tão teimoso e tão cheio de si, que foi derrubado do poder e perdeu toda a sua glória.
21 Foi expulso do meio dos seres humanos, perdeu o juízo e agia como um animal. Morava com jumentos selvagens, comia capim como os bois e dormia ao ar livre, ficando molhado pelo sereno. Isso durou até que ele reconheceu que o Deus Altíssimo domina todos os reinos do mundo e coloca como rei quem ele quer.
22 - E o senhor, ó rei Belsazar, filho de Nabucodonosor, sabia de tudo isso, mas mesmo assim não tem sido humilde.
23 Pelo contrário, o senhor desafiou o Rei do céu e mandou trazer os copos que foram tirados do Templo dele, a fim de que o senhor, os seus convidados de honra, as suas mulheres e as suas concubinas bebessem vinho neles. Além disso, o senhor deu louvores a deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem e não sabem nada. Mas o senhor não deu glória a Deus, aquele que tem o poder de matar ou de deixar viver e que decide tudo o que acontece com o senhor.
24 É por isso que ele mandou essa mão escrever na parede estas palavras: 25“Mene, Mene, Tequel e Parsim”.
26 - E agora a explicação. Mene quer dizer que Deus contou o número dos dias do reinado do senhor e resolveu terminá-lo.
27 Tequel quer dizer que o senhor foi pesado na balança e pesou muito pouco.
28 Peres quer dizer que o seu reino será dividido e entregue aos medos e aos persas.
29 Aí o rei Belsazar mandou que vestissem Daniel com roupas de púrpura, pusessem uma corrente de ouro no seu pescoço e anunciassem que dali em diante ele seria a terceira autoridade mais importante do Reino da Babilônia.
30 Naquela mesma noite, Belsazar, o rei da Babilônia, foi morto,
31 e Dario, o rei do país da Média, que tinha sessenta e dois anos de idade, começou a reinar no seu lugar.

Foste pesado na balança e achado em falta (Daniel 5:27)

Com a queda do movimento na virada do ano, muitas empresas aproveitam esse período para fazer o balança de sua contabilidade. Durante este processo, faz-se o levantamento de todas as mercadorias existentes nas prateleiras e no depósito, como também de todas as vendas efetuadas no último ano, das despesas pagas e das contas a receber e a pagar.

Cruzando todos esses dados, a empresa pode concluir se houve um bom lucro, se o ganho foi razoável ou ainda se ficou no prejuízo. De igual modo, é interessante fazer um balanço da nossa vida de tempos em tempos, estabelecendo alvos e metas, esforçando-se para alcançá-los e depois verificando se foram atingidos.

Na leitura bíblica, o rei babilônico Belsazar é confrontado por Deus, por meio do profeta Daniel, a respeito de como conduziu sua vida. Sua vida é passada no balanço de Deus e achada em falta. Mas, afinal, o que causou esse prejuízo na vida de Belsazar? Mesmo sabendo o que Deus tinha feito na vida de seu antecessor Nabucodonosor, Belsazar não se humilhou e adorou a ídolos que não tinham valor algum. Nabucodonosor também tinha sido orgulhoso e foi castigado por isso, mas no fim acabou aceitando a repreensão e reconheceu a soberania de Deus (Daniel 4). O veredito sobre Belsazar foi diferente: para ele, chegara o fim. Não havia como recuperar o prejuízo.

Quando fazemos um balanço periódico da nossa vida, podemos detectar em tempo os problemas que precisam ser corrigidos para que nossas vidas continuem agradando a Deus. A Bíblia sempre nos oferece as orientações necessárias, e todas elas podem ser resumidas em uma diretriz muito simples: "Façam tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31b). Dessa forma, o veredito final de Deus sobre nossas vidas não será o versículo em destaque (Daniel 5:27), mas outro bem diferente: "Muito bem, servo bom e fiel! Venha a participe da alegria do seu senhor!" (Mateus 25:21).

O balanço da sua vida no último ano é do tipo que agrada a Deus?

Não perca a oportunidade de corrigir o que for preciso!


Autor - Mário Miki



Nenhum comentário:

Postar um comentário