Por volta de 686 A.C Jerusalém governada pelo rei Ezequias foi cercada pelo rei da Assíria chamado Senaqueribe que vinha conquistando vários povos e ninguém os resistia a ponto de debochar de Ezequias que confiava em Deus para livrá-lo dizendo: “conquistei vários povos que tinham diversos deuses e nenhum deles se livrou de serem conquistados e você com esse misero Deus acha que se livrará”. Entretanto Deus livra Jerusalém!
Anos se passam e Manasses filho de Ezequias assume o reinado, mas não segue os passos de seu pai em relação a Deus e se entrega a outros deuses como Aserá e Baal, consultando médiuns e necromantes, realizando sacrifícios humanos e profanando o templo. Profetas tentam alerta-lo para lembrar da história de seu povo como foi liberto do Egito quando eram escravos e levados a Terra Prometida ao qual ele é rei agora, lembrar de seu Deus, mas ele olha para a prosperidade e poder de seu reinado amparado pela sua devoção aos deuses e não os escuta.
Mas a prova viria com os Assírios acabando com seu reinado levando o cativo para sua humilhação, preso e desmoralizado lembra de seu pai, de como confiou no Deus de Israel e obteve seu auxilio. Ele se arrepende e pede perdão e depois de 12 anos é liberto para voltar ao seu povo.
A queda está sempre à espreita, entretanto a redenção sempre disponível.
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em
vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
Filipenses 1:6
Nenhum comentário:
Postar um comentário